Navibar Fixo

Guia para compras online

sábado, 11 de outubro de 2014

Comprar online pode ser um verdadeiro bicho de sete cabeças: atraso nas entregas, produtos errados ou com defeito, impostos (se for uma compra internacional)... Eu já vivi algumas dessas experiências e mesmo depois de dizer que nunca mais iria voltar a comprar o que quer que fosse pela internet, hoje sou completamente rendida pela comodidade e simplicidade desse serviço.

As histórias cabeludas que por ai circulam ainda assustam muita gente, mas digo que é preciso apenas um pouco de cautela na hora da compra. Separei algumas dicas que sigo sempre quando vou comprar online:

 1. Conheça mais sobre o site onde você esta comprando. As vezes quando fazemos buscas pela internet somos tentados a comprar o que queremos em sites que não conhecemos, apenas por serem mais baratos ou terem ofertas mais tentadoras. Cuidado! O que não falta por ai são sites muito bem montados que servem apenas para roubar nossas informações de cartão de crédito ou para receber os pagamentos sem nunca entregar os produtos. Dica: o Procon possuiu uma lista com sites não confiáveis que está sempre sendo atualizada.
2. Conheça ainda mais sobre os sites onde você esta comprando. Outra dica importante é o site Reclame Aqui. Nele é possível encontrar os comentários de pessoas que já compraram em certos sites e lojas e tiveram uma má experiência. O mais interessante é que as empresas tem um espaço para responder os clientes e assim resolver abertamente qualquer problema.
3. Veja sempre o produto! Se não é possível ver pessoal, compre apenas aquilo que ao menos você vê por foto. Essa dica serve principalmente para loja de produtos e roupas vintage. É importante você saber o estado da peça, ter uma noção do tamanho e saber se é aquilo mesmo que você procura.
4. Tenha uma noção do seu corpo e das suas medidas. Comprar roupas online é super traiçoeiro. As vezes achamos algo lindo, mas nunca teremos a certeza se terá um bom caimento ou se não ficará apertado/folgado nos lugares errados. Por isso tenha uma leve noção daquilo que fica bem em você, levando em conta todas as roupas que você já experimentou no passado.
5. Se puder, esclareça suas dúvidas com o vendedor. Em site como MercadoLivre, Enjoei, OLX, é possível deixar mensagens ao vendedor para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Isso facilita (e muito!) na hora de fechar uma compra. Use e abuse dessa ferramenta.
6. Cartão de crédito ou boleto bancário? As vezes pode ser extremamente chato ter que ir ao banco para pagar um boleto de 10 reais, mas as vezes é o mais seguro. É normal que você não se sinta a vontade em colocar os seus dados online e se assim for, opte sempre pela opção de boleto bancário. A única parte chata disso é que o dinheiro pago através de boletos demora um pouco mais para cair na conta do site/vendedor, o que pode atrasar em alguns dias a entrega.
7. NUNCA REVELE A SENHA DO SEU CARTÃO! Já me aconteceu de um site pedir a senha do meu cartão de crédito para finalizar uma compra. Muito cuidado! Revelar a senha do seu cartão é como dar a chave para a caixa de Pandora. Apesar de hoje em dia os sites dos bancos serem praticamente a prova de qualquer fraude, ainda é muito arriscado dar a informação essencial para que qualquer um tenha acesso direto a sua conta. Eu pessoalmente não recomendo, até porque é possível para os sites creditar a compra apenas com os dígitos do cartão e código de segurança.
8. Tenha paciência (mas nem tanto)... Algo que nos irrita facilmente é ter um prazo de entrega estipulado que não é cumprido. Nesses momentos é importante ser um cliente chato e exigir ao menos algumas respostas. A maioria dos grandes sites possuiu linhas de contato por telefone ou chats online de ajuda ao cliente, por isso não hesite em entrar em contato caso a sua entrega não esteja dentro do prazo.

Ufa!

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